sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Vampiros tem espírito?


Eu não sei se isso gerou mais algum tipo de debate por blogs a fora, mas eu e a Lady debatemos sobre uma questão que eu achei bastante interessante.

Minha pergunta básica pra Lady foi: Vampiros tem espírito?

Minha duvida surgiu logo após ver Godric retornar na Season Finale como espírito para o Eric. A season finale ainda não chegou, correto. Mas podemos ver essa cena na Promo.

Vamos ao nosso debate:

Zé: Vampiros tem espírito?

Lady: Claro que tem, eles não estão mortos completamente

Zé: Ah, Lady...todo mundo fala que vampiro nao tem alma e nada disso...por que eles tem espirito entao?

Lady: Vampiros não são zumbis, não morreram. Isso de eles dizerem que estão mortos é só parte do mito. Se eles não tem espírito, o que os faz andar, falar, pensar e sentir, então?

Zé: Vai saber?! Eu sempre imaginei que depois que um vampiro morresse...ele simplesmente sumia, tanto fisicamente como espiritualmente.

Lady: Não '-'

Zé: Por que nao? Seria o certo, na minha opinião

Lady: Aí que eles morrem de verdade. Mas faz sentido o que vc tá dizendo, é como se eles tivessem trocado a eternidade espiritual pela física, e aí quando morrem acaba tudo. Tipo...Enquanto um vampiro está vivo, ele tem espírito. Mas quando ele morre o espírito é destruído junto com o corpo físico. hm
Logo, vampiros não reencarnam.

Zé: É exatamente isso que eu quis dizer.
Entao já se vampiros tem espirito, eles podem reencarnar. E se eles podem reencarnar, isso muda totalmente o sentido de tudo. Por que tipo...Godric "viveu" por mais de 2 mil anos como um vampiro. Depois morreu, mas na season finale ele aparece como espirito. Mas se ele tem um espirito, ele tem a possibilidade de reencarnar como um humano novamente e isso nao seria justo, entende?

Lady: Pois é, não faz sentido nenhum voce viver 2 mil anos na Terra e depois voltar só pra mais 80 kkkkk
_________________________________________________________________

Nós dois concluímos que sim, vampiros podem até ter espírito. Mas o espírito morre junto com ele logo após ele ser morto fisicamente.

O fato do Godric reaparecer não faz muito sentido. Mas o próprio Alan Ball não faz sentido.  Eu queria realmente que ele explicasse esse fato para todo mundo. Entao vamos esperar pra ver o que vai acontecer. Talvez seja apenas uma miragem do Eric, uma visao.

E vocês, leitores? O que acham? Vampiros tem espírito? Deixem suas opiniões.

Beijos da Lady e do Zé

5 comentários:

  1. pelo que entendi esse não seria o espírito de Godric, mas sim a consciencia do Eric... não sei onde eu ouvi essa hipótese mas lembro de ter sido numa entrevista! enfim... adorei conhecer o site... bjinhus

    ResponderExcluir
  2. Pra mim, vampiros não tem espiritos. Como eu vi e li em outras contos de vampiros, quando ele morre e vira um vampiro o espirito dele morre e é substituido por um ser do inferno. rs Não lembro ao certo o que era, mas é mais ou menos isso..

    E o que a Sany666 disse é uma boa. (y)

    ResponderExcluir
  3. Na 1 vez que vi, achei que seria so na cabeça do Eric.. mas nao quer dizer que não seja real. Godric e uma influencia pra ele , e aparecendo como espirito ou alucinação ira mudar eric de alguma forma ..

    e Sim acho que vampiros tem espirito. antes de morrer eram humanos e tinham espirito. Quando transformados talves esse espirito se vá, mas oque mantem o corpo ativo ? a unica coisa que mantem um corpo ativo é um espirito ^^ . se o espirito se foi, oque ficou no corpo ? Só o V ? é meio estranho ne rs

    Bill disse que era "Magic" , porque é o que ele acredita . Pra mim é o espirito.

    Mas na cabeça de Alan Ball tudo sempre é diferente kkk

    ResponderExcluir
  4. Ok... Eu acho que vampiro tem espírito, sim.
    Na concepção religiosa, a alma eh justamente o que permite a pessoa sentir; e os vampiros mantém os seus sentimentos - como prova, temos o amor que eles têm pelos seus criadores [Pam e Eric; Eric e Godric], o amor de Jessica por Hoyt, de Russel pelo viadão lah, etc.
    Em sendo o espírito o que separa os humanos dos animais, se os vampiros, ao se transformarem, perdessem a alma, eu acho que eles se tornariam animais de fato. Não seriam mais capazes de viver em sociedade, dedicando a sua existencia apenas à satisfação das suas necessidades primordiais.

    Eu, particularmente, vejo o vampirismo como um tipo de síndrome. Com um toque de mágica, claro; mas primordialmente viral. O vampirismo muda o indivíduo fisiologicamente, mas isso naum quer dizer que ele perdeu a alma! Afirmar isso seria o mesmo que cogitar a possibilidade dos tranformos, lobisomens, fadas e maenads [eu esqueci alguma critura estranha de TB?] tbm não terem almas.

    Claro, isso tudo considerando que almas existem, o que eu não acredito.
    E considerando que a concepção religiosa da alma é correta, o que eu DEFINITIVAMENTE não acredito.
    E considerando que tudo em True Blood eh real... nisso eu queria acreditar!

    ResponderExcluir
  5. Achei esse negócio de Godric em espírito um negócio muito LSD da parte do Alan Ball. Assim como Sany, prefiro acreditar que seja a "consciência" de Eric trabalhando num determinado momento.

    Mas, se Godric aparecer realmente como espírito nesse episódio, surpresa eu não ficarei. Afinal de contas, AB já fez uma série de porralokices nessa temporada.

    O que eu queria mesmo, era dois desses intorpecentes que o AB usa enquanto escreve... xDDD~

    ResponderExcluir