quinta-feira, 2 de junho de 2011

Porra True Blood apresenta... Fadas!

Como todo mundo sabe (e se você acabou de voltar de Marte e não sabe) as fadas serão os mais novos seres mitológicos dessa quarta temporada de True Blood, ao lado das bruxas. Assim sendo, decidimos fazer um pequeno apanhado histórico dazamiga da Claudine, let's go! 


                                                                                                                                                                            
As fadas são seres imaginários característicos dos mitos celtas, nórdicos (loirão, oeeeee!), germânicos e anglo-saxônicos. Ou seja, eu acho que elas realmente existem, porque geral tem mito pra elas e naquele tempo nem dava pra twittar que você tinha visto uma. São conhecidas na cultura ocidental atual através de personagens famosas, como a Sininho do Peter Pan, e dos clássicos contos-de-fada, onde costumam desempenhar um papel de proteção, bondade e auxílio de alguma donzela em perigo. Bom, a Sookie está em perigo, mas definitivamente não é uma donzela, então tem que ver isso aí...       


                                                       
A lenda fala de criaturas, em sua maioria femininas, que podem ser do tamanho de um humano adulto ou, ainda, pequenininhas. Elas, enquanto seres espirituais, teriam a capacidade de se materializar e dissipar-se no ar, podendo, assim, tornarem-se visíveis apenas quando desejassem, além de possuírem asas de libélula e, às vezes, uma varinha de condão. Algumas versões do mito tratam-nas, ainda, como as fêmeas dos elfos (E agora eu vou pensar no Orlando Bloom de Legolas o dia inteiro, bjs).                      
                                                                   
Muitas pessoas dizem ter visto tais criaturas. Um caso famoso foi o de duas meninas inglesas que, em 1917, supostamente se fotografaram brincando com fadinhas em um jardim. Sem os recursos atuais, não foi possível identificar na época que os seres em questão eram meros recortes de papel feitos pelas meninas, que alegavam se comunicar com elas. Ou seja, trollaram geral e só depois de idosas confessaram a BBC que estavam de brinks.





De acordo com a lenda, existem quatro categorias de seres mágicos da natureza, ou fadas: os elementais do ar, da terra, do fogo e das águas, cada grupo responsável por uma função como, por exemplo, conduzir a luz do sol até as plantas. O primeiro grupo seria o das sílfides, fadas responsáveis pelos ventos e tempestades, agindo também sobre animais e pessoas, para os quais podem servir de protetoras. Os elementais da terra são os gnomos, criaturas de cerca de um metro de altura que vivem no interior do solo, e os gigantes, habitantes de montanhas e cadeias rochosas, espíritos muito evoluídos e profundamente ligados a terra. Os elementais do fogo, mais poderosos do que as fadas de jardim, viveriam em solo vulcânico, fogueiras e raios, tendo por função ajudar no processo de decomposição da matéria orgânica e, ainda, servir de mediadores entre o mundo espiritual e o físico. E, least but not last, temos as ninfas, ondinas ou sereias, habitantes de rios, lagos e mares, se apresentando na forma de belíssimas e perigosas jovens, prontas pra afogar um desavisado engraçadinho, possuindo, muitas vezes, caudas de peixe e apreciando música e dança.         
   
Dessa forma, quem curte Tolkien e World of Warcraft está mais perto do Candomblé e da Umbanda do que poderia imaginar. Apesar de em outros termos, essas duas religiões também falam de fadas e de todos esses elementais aí. Não sei se alguém aqui no blog conhece as nomenclaturas, mas há realmente muitos pontos de congruência entre, por exemplo, os gigantes das montanhas e Xangô. Mas isso é assunto pra ooooutro post, gentchi.  

A questão é que eu sempre achei as fadas bem mais assustadoras do que as bruxas, e, depois daquele video com a galera da Claudine botando as asinhas de fora, tenho certeza de que são. Porra, uma parada que voa e tem cara de boazinha, aparece e desaparece a hora que quer? Ê, sai fora... Tomara que as bruxas acabem com a raça delas, porque, além de tudo, são um pé no saco. u_u

Waiting sucks, amiguinhos.

Fonte 01 02

Lady ;*

4 comentários:

  1. Gente, adorei! Eu tinha a mania de colocar copo de leite e biscoitos entre as plantas da varanda, pra elas. Às vezes sumia, mas acho que era só minha irmã zuando comigo, não sei.

    ResponderExcluir
  2. Fadas são do mal, vai ver nessa temporada.

    ResponderExcluir
  3. A Lady fez o dever de casa direitinho, hein, to orgulhoso. HUAHUSHUAHS

    A unica coisa que eu deixava na varanda era cenoura no dia 24 de dezembro pras renas do papai noel, isso das fadas nunca colou, nem mesmo a fada dos dentes rs

    ResponderExcluir
  4. uahsuahsuas amei o post... muito muito muito criativo

    ResponderExcluir