terça-feira, 8 de março de 2011

Com a bruxa solta! Vassouras na quarta temporada

Como nós todos sabemos, o pano de fundo para a quarta temporada de True Blood serão as... Tchanananam... Bruxas!



Muito antes de Cristo, surgiram, na Europa, as religiões pagãs dos celtas, que acreditavam em uma divindade feminina, a Deusa, e seu consorte, responsáveis pelas boas colheitas e saúde dos rebanhos. Para celebrar e agradar aos deuses, os crentes dançavam e cantavam em volta de fogueiras, oferecendo sacrifícios e até mesmo orgias sagradas. Com o surgimento do Cristianismo, tais crenças foram suprimidas pela religião de Roma e ficando cada vez mais apagadas com o tempo.

Cena de "Rei Arthur", de 2004

No entanto, algumas práticas foram preservadas, mesmo que não se soubesse a origem exata delas. Até o século XIII, a crença nas habilidades de mulheres com o dom da cura e da feitiçaria era aceita e deixada em paz pela Igreja Católica, mas elas passaram a ser vistas como adoradoras do demônio e um perigo em potencial para a ordem pública. Isso porque não era nem um pouco interessante que vingassem crenças paralelas e que pudessem enfraquecer a fé na Igreja, detentora incontestável do poder político, terras e riquezas, muitas vezes obtidas pela devoção cega dos seus fiéis. Seria como se surgisse uma marca de refrigerante tão gostosa quanto a Coca-Cola e esta começasse a espalhar por aí que a concorrente é cancerígena. Hum... Sacaram o que eu quis dizer?



E aí começaram aquelas coisas que nós sabemos: perseguições, inquisições, mulheres (na sua maioria, simples curandeiras e parteiras de aldeias) sendo queimadas vivas sob a acusação de bruxaria. Em muitos casos, tudo o que a ré fazia era usar ervas e plantas para curar enfermidades e aliviar dores.
Enfim, por um longo tempo ninguém quis ser chamada de bruxa. Tanto que várias lendas foram surgindo ao redor desses fatos, como a de que essas mulheres saíam à noite em vassouras para seqüestrar crianças e prepará-las pro jantar, transformar pessoas em animais e ressuscitar mortos. Além de, é claro, se deitar com o próprio Satã. Na verdade, o mito da bruxa vai longe, remetendo a Grécia antiga, com vários escritos fazendo alusão a uma criatura parecida com uma coruja, que voava à noite para buscar sangue humano e carne. E associar a antiga religião celta com adoração ao demônio e jantar criancinhas era a deixa perfeita pra virar todo mundo contra as supostas feiticeiras. O curioso é que, no panteão pagão, não havia nenhuma divindade que pudesse ser considerada Satã. Na verdade, a ideia do demônio é inteiramente de criação cristã; não existem referências a ele nas antigas religiões pagãs.



Porém, a partir da década de 1950, surgiu na Europa essa espécie de bruxaria moderna, a religião Wicca. Os wiccanos, politeístas, acreditam num mundo regido pelo Masculino e Feminino, igualmente poderosos, e pregam boas causas como a harmonia com a natureza e o respeito mútuo entre os indivíduos, além de cultuarem as forças místicas e naturais da terra nos festivais conhecidos como Sabás.
Wicca (nome alternativo para a arte da feitiçaria moderna) é uma religião de natureza xamanístíca, positiva, com duas deidades reverenciadas e adoradas em seus ritos: a Deusa (o aspecto feminino e deidade ligada à antiga Deusa Mãe em seu aspecto triplo de Virgem, Mãe e Anciã) e seu consorte, o Deus Chifrudo (o aspecto masculino)”.[DUNWICH,  WICCA a Feitiçaria Moderna, São Paulo: Bertrand Brasil, 2001. p. 08]



Lembram da chatinha e sem graça da Holly nos últimos episódios da terceira temporada? Ela é uma wiccana boazinha e abraçadora de árvores, mas ao que tudo indica (e se o senhor Bolão seguir o enredo dos livros), bruxas malvadas e superpoderosas vão invadir Bon Temps em junho e subjugar todo esse pessoalzinho do bem e da maconha. E vai ser uma dessas bitches que tirará a memória do Eric, deixando ele nu e indefeso pra todos nós. Hehehe.

Caso alguém se interesse pelo assunto bruxaria/paganismo, eu indico duas trilogias literárias que eu AMO: “As Brumas de Avalon”, de Marion Zimmer Bradley, e “A Horas das Bruxas”, de Anne Rice. 

E mais alguns bruxos famosos:

Porque eu acho o Voldemort muito mais legal que o Harry, gente.


Opa, Kate! Beleza?

E vou jogar uma praga em quem não comentar o post. E olha que eu jogo mesmo! Bu!


Fonte 01 02 03

Lady ;*

5 comentários:

  1. Também sou mais aquele que não deve ser nomeado...

    ResponderExcluir
  2. kate bicth, adoro as gifs dos posts kkkkk

    ResponderExcluir
  3. Bruxa legal é ver o seriado Charmed todo. (y)

    ResponderExcluir
  4. Holly não é nada de Wiccana boazinha... Ela fez um ritual e invocou a deusa para um ABORTO, :o

    ResponderExcluir
  5. Tem toda a razão Brenoo, eu sigo a religião pagã e uma coisa é ela já saber que o bebé é demoníaco, o que não foi o caso, não havia certezas de nada e ela usou mal a sua arte.

    ResponderExcluir